Mediação e conciliação
de conflitos

ATUAMOS JUNTO aos Tribunais de Justiça Estadual e Federal, seja por meio dos PACEs ou CEJUSCs, em demandas pré-processuais, ou seja, relativas a conflitos que ainda não foram judicializados. Os acordos celebrados são homologados pelo Judiciário, passando a ter força de título executivo judicial.

Podem ser solucionados conflitos alusivos às questões cíveis sobre direitos patrimoniais (dívidas bancárias e com agentes de concessão de crédito, renegociações de dívidas, cobrança de inadimplente, recuperação de crédito, contratos, etc.).


Os PACEs - Postos Avançados de Conciliação Extraprocessual
PACE é o resultado de uma parceria público-privada, legitimada por convênio de cooperação técnica firmada entre o Tribunal de Justiça do Estado, a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), e as Federações e as Associações Comerciais e Empresariais (ACEs) do Sistema CACB.


CEJUSCs - Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania
A Resolução nº 661/2011 institui, em todas as comarcas do Estado, os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania - CEJUSCs, unidades do Poder Judiciário que concentrarão a realização das audiências e sessões de conciliação e mediação, processuais e pré-processuais, bem como o serviço de atendimento e orientação ao cidadão. As normas para instalação e o funcionamento dos CEJUSCs nas comarcas do Estado de Minas Gerais estão disciplinadas na Resolução nº 682/2011.

Os Centros Judiciários de Solução de Conflitos são integrados pelos setores Processual, Pré-Processual e Setor de Cidadania.


Saiba mais em